A Associação dos Artesãos de São José de Ribamar tem sede no município Balneário de São José de Ribamar, que é o principal destino da fé no Estado do Maranhão. A igreja da cidade homenageia o santo protetor dos pescadores: o São José, que é um santo de grande devoção do povo maranhense, e que inspirou suas artesãs a mostrar ao mundo a sua arte e a usar suas mãos para transformar com criatividade o barro em geração de renda. A atividade artesanal começou com um treinamento em 2000, que despertou nos participantes uma visão de oportunidade de renda através da comercialização de produtos de cerâmica. Inicialmente a produção tinha imãs de geladeiras e pequenas peças feitas a partir de moldes de gesso, o que limitava a criatividade e restringia a diversidade dos produtos. Para evoluir com a produção coletiva, foi criada a Associação dos Artesãos de São José de Ribamar, em 04 de abril de 2000, tendo o objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento das explorações artesanais. A Associação é composta por mulheres oriundas da área rural e urbana, em sua maioria doméstica, que buscam no artesanato uma oportunidade de melhoria de vida. Para melhorar a comercialização, as artesãs mudaram a técnica de produção para modelagem manual e fizeram a inserção da Cultura Local na criação das peças, nas dimensões da religiosidade, economia e manifestações populares, fez uma pequena reforma na sede com foco na visitação turística; e desenvolveu materiais promocionais para divulgação do artesanato. Hoje, permanecem 15 artesãs trabalhando, criando e reinventando o artesanato em cerâmica, fazendo surgir do barro o São José, os Barcos de Pesca, Pescador, o Vendedor de Coco, o Vendedor de Camarão, o Boizinho, o Brincante de Boi, do Tambor de Crioula, Festa do Divino, Mulheres de Pescadores, e os Pregoeiros, são peças em cerâmica que revelam o cotidiano da cidade, dando vazão a mais pura imagem da cultura ribamarense.
O Projeto “Do Barro à Arte com Criatividade” apresenta como Objetivo Geral elevar a qualidade visual, cultural e mercadológica da produçãoartesanal das artesãs ceramistas de São José de Ribamar, através da inovação e diversificação dos produtos desenvolvidos com o barro, associados a atividades que ampliem a geração de renda e a inserção no mercado da economia criativa.
Apresenta como Objetivos Específicos:
1. Fortalecer a Associação com aquisição de equipamentos, ferramentas, acessórios, matéria-prima e embalagens;
2. Realizar Oficinas Criativas com vistas a inovar e ampliar a produção artesanal;
3. Criar estratégias de divulgação a diferentes mercados via internet;
4. Realizar uma Mostra de Artesanato durante os festejos de São José de Ribamar para divulgação e comercialização da nova linha de produtos. Durante a realização da Mostra, a Associação ofertará gratuitamente Oficinas de Arte em Cerâmica para 60 jovens da comunidade local.
São José de Ribamar, sendo uma cidade turística e religiosa, com uma população de 131.379 habitantes (IBGE-2007), e tendo presença marcante na cultura popular maranhense através de suas manifestações folclóricas de Bumba-Meu-Boi, Tambor de Crioula, Festa do Divino, Grupos Afros, Festejos Religiosos e outras manifestações populares, apresenta ainda dificuldade na produção dos saberes da cultura popular e na sua materialização através do artesanato. Por outro lado, apesar da presença de uma diversidade cultural do município, rica em costumes, rituais, crenças e artesanato, a comunidade vivencia situações de dificuldades, falta de oportunidades e falta de renda. Diante disto, a Associação dos Artesãos de São José de Ribamar busca o apoio para transformar essa potencialidade em riqueza materializada no artesanato, com vistas a mudar a realidade atual das artesãs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário