O cazumba é um personagem do Bumba-meu-boi sotaque da baixada e sua representação é a manifestação folclórica, que existe entre o animal e o humano. Um ser mascarado que dá margem a diversas interpretações, sendo visto como um bicho da mata, um animal da fazenda, espírito protetor da floresta ou mesmo preto-velho. Andam sempre em bandos, carregam um chocalho e usam batas que cobrem o corpo inteiro, não deixando exposta nenhuma parte do corpo do brincante, o que faz aumentar o suspense em relação à personagem. A bata traz motivos diversos bordados ou pintados. As imagens coloridas podem ser de santos, estrelas, flores, entre outros elementos.
Através da pesquisa iconográfica e com forte influência do Projeto Iconografias do Maranhão, tendo como parceiros com o Instituto de Desenvolvimento do Artesanato Maranhense e alunos do Curso de Desenho Industrial da Universidade Federal do Maranhão, a Associação dos Artesãos de São José de Ribamar irá resgatar a história destes personagens tão importantes para a cultura popular maranhense.
A coleção composta por imãs de geladeiras, esculturas, máscaras de parede, estará disponível para venda a partir de 18 de março de 2013 na Associação e no IDAM - Instituto de Desenvolvimento do Artesanato Maranhense.
O artesanato desenvolvido pela Associação dos Artesãos de Ribamar expressa a cultura e a criatividade de um povo, com suas histórias, crenças e valores dando vida à imaginação e criando arte através de peças que exprimem uma realidade. A riqueza deste artesanato é fruto de pesquisa técnica aliada aos saberes dos artesãos, que com suas mãos transformam argila em arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário